Vai reformar ou construir ? Confira essas dicas!

Dezembro 2, 2018 Dicas 0 Comments

Construir ou reforma um espaço comercial ou residencial sempre é motivo de apreensão e muitas preocupações.

Não é sem motivo, afinal é um projeto que exige muito acerto nas decisões de execução e nas escolhas de materiais para realmente dar certo. Algumas medidas podem ajudar a tornar este momento menos estressante.

Se você Vai reformar ou construir, confira essas dicas.

Planeje tudo!

Uma construção ou reforma envolve uma quantidade grande de atividades, todas em uma sequência lógica, muitos materiais e mão-de-obra. E todos estes ingredientes terão de agir em conjunto para a entrega do resultado final esperado e no tempo necessário.

Por este motivo, nenhum serviço deve começar sem um planejamento detalhado e realista da sua obra. E algo que poucas pessoas avaliam: o plano B de cada item, em especial a falta de algum material. Deixar para pensar nas opções na hora de decidir, com a obra parada, vai custar mais caro e atrasar o serviço.

Orçamento de materiais: momento crucial da sua obra!

Aqui a qualidade da equipe contratada vai começar a fazer a diferença. É fundamental que ele orce os materiais com muito acerto para que você possa ganhar nas negociações em grandes compras e ter opções para imprevistos.

A velha postura de ir acrescentando material ao longo da obra prejudica o planejamento financeiro e paralisa a obras muitas vezes. Imprevistos sempre acontecem, principalmente em uma reforma, depois de abrir a parede. Mas é importante acertar especialmente os itens maiores e mais caros.

Cuidado com a qualidade das compras!

Ainda na fase de planejamento, faça uma pesquisa abrangente de preço e entrega, nas lojas físicas e pela internet. Você pode conseguir ótimos preços comprando online e o frete ainda compensar.

Avalie o perfil das lojas para distribuir as compras

Poucas lojas têm preços competitivos em todos os tipos de produtos. Uma ideia interessante é segmentar para economizar onde cada uma tem os preços mais competitivos.

Por outro lado, quanto mais concentrada for a sua compra, mais chances de conseguir um bom desconto à vista ou ter um parcelamento maior. Não é uma ciência exata, você pode descobrir que dividir entre 3 lojas é mais lucrativo, por isso é tão importante orçar com responsabilidade e pesquisar preços em várias fontes.

Não economize no sistema elétrico!

As instalações elétricas são cruciais em toda obra e responsáveis por acidentes que podem colocar um imóvel a perder, se não forem bem feitas.

Usar materiais de qualidade inferior ou as famosas adaptações porque este fio vai suportar muito bem podem custar muito caro – e mais do que o dinheiro. Então a dica é procurar por ótimas marcas, ter a certeza de que as especificações estão corretas e não usar marcas mais baratas se não tiver boas referências delas.

Algumas inovações que fazem a diferença!

Novidades sempre surgem no setor de construção e reforma e você pode aproveita-las para tornar seu espaço mais confortável e funcional.

Instalação elétrica aparente

As instalações elétricas aparentes, além de dar um moderno ao ambiente, são muito úteis para fazer pequenos ajustes depois da obra e também para expandir ou alterar a disposição original, já que tudo é feito por fora da alvenaria. É um custo que vale a pena ser avaliado.

Painel de Shaft

São os espaços previamente criados dentro da alvenaria em pontos críticos das instalações elétricas, hidráulicas, de gás e de ar condicionado, para o acesso rápido aos componentes em caso de manutenções.

Com isso, não precisa quebrar paredes de novo. O painel fica coberto por uma tampa que podem combinar com a estética do local.

Aço perfil U

O aço conhecido como Perfil U tem alta resistência e é recomendado em vigamentos, escoramentos e devido à sua qualidade de fabricação, permite montagens sólidas e com acabamento leve.