Pensando em ser Esteticista? Saiba em quais situações eles são procurados!

Agosto 28, 2018 Uncategorized 0 Comments

No mundo atual, todas as pessoas buscam a melhor qualidade de vida em todos os sentidos, e inclui principalmente os cuidados com a saúde e a beleza. Sentir-se belo e saudável é uma condição essencial para a autoestima  e melhor desempenhar os diversos papeis na sociedade – profissional, familiar, afetivo.

E neste contexto o Esteticista (Profissional de Estética) tornou-se indispensável para a maioria das pessoas. Ele é o profissional que trabalhar para promover a saúde e o bem-estar corporal.

Ele é responsável por diversos procedimentos estéticos, mas também atua como auxiliar em tratamentos pós-cirúrgicos que envolvam cuidados estéticos e também na recuperação de pessoas queimadas.

Qual a Formação Acadêmica de um Esteticista?

Existe o Bacharelado com duração de 4 anos em diversos universidades brasileiras e o Curso Técnico com duração em torno de 3 anos, em várias instituições presenciais e também em diversos cursos online.

É sempre importante pesquisar antes da escolha do curso:

  • As referências das instituições nas redes sociais, com, alunos e ex-alunos e em sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui.
  • Se o curso deve ter reconhecimento do Ministério da Educação.
  • O conteúdo de cada curso e comparar para ver o que mais se aproxima das suas expectativas e a que valor.

Quais os Modelos de Negócio de um Esteticista?

O Profissional de Estética tem um amplo horizonte de possibilidades de trabalho. Hoje em dia, diversos segmentos ligados à saúde e bem-estar procuram Esteticistas para ampliar o universo de serviços e também auxiliar em práticas médicas.

Esteticista em Salões de Beleza e Centros de Estética.

Neles os procedimentos mais procurados são a maquiagem e a depilação.

Consultórios Médicos e Clínicas.

O Esteticista auxilia o médico em procedimentos e cuida do pré e do pós-operatório dos pacientes.

Academias, Resorts, Hotéis e Spas.

Aqui a demanda é maior por limpezas de pele, massagens funcionais e massagens relaxantes.

Autônomos.

Você pode divulgar o seu trabalho e a sua marca através do mundo digital – site, blog, redes sociais – para atendimentos como profissional autônomo e também abrir um negócio próprio, como uma clínica de estética.

É recomendando que você comece as atividades oferecendo serviços a baixo custo ou até gratuitos para familiares e amigos para assim ganhar clientela, experiência e ter uma base de depoimentos, que são muito importantes neste segmento para começar a atender uma base de clientes maior.

É um serviço que implica em uma relação muito próxima, atendimentos em domicílio, segurança quanto à saúde dos pacientes, as opiniões nos canais digitais, por postagens ou vídeos, é a sua grande propaganda durante toda a carreira.

Você tem Perfil para ser um Esteticista?

O Profissional de Estética trabalha com dois pontos críticos dentre os muitos relacionamentos de negócios que conhecemos: pessoas e bem-estar.

É importante ter um perfil que:

  • Goste de cuidar de pessoas – a estética também influencia a autoestima e o estado psicológico de muitas pessoas;
  • Seja paciente e concentrado;
  • Observe estritamente as boas práticas da profissão – não são raras as notícias sobre maus profissionais ou pessoas sem capacitação ou regularização.
  • Estudar constantemente, sempre há novidades nesta profissão, principalmente quando uma técnica é desaprovada oficialmente. É sempre bom estar alerta.

Quando os Esteticistas são procurados?

Os cuidados com a saúde e a beleza têm a vantagem, do ponto de vista de negócio, de serem perenes – uma procura constante.

Podemos destacar os inúmeros procedimentos onde o Esteticista pode atuar em 3 grandes grupos:

Estética Facial

É o grupo de procedimentos que ajuda a promover a saúde e a beleza facial das pessoas. Por exemplo, retirada ou suavização de manchas senis, técnicas contra o envelhecimento precoce e rugas e tratamento estético para acne.

Estética Capilar

São as técnicas para ajudar a prevenir ou esteticamente tratar de doenças relacionadas ao couro cabeludo ou os cabelos. Como exemplos, os tratamentos preventivos de calvície.

Estética Corporal

É o conjunto de procedimentos que visa delinear e melhorar as condições e a aparência do corpo. Os mais conhecidos são as técnicas de combate à celulite e estrias e a podologia.

 

Dentre estes grupos, alguns procedimentos são os mais procurados e onde um investimento maior de aprendizado pode gerar melhores resultados:

Podologia

Inclui o tratamento estético e também funcional – de calosidades, problemas com crescimento das unhas.

Drenagem Linfática

É a técnica com massagens que ajuda a liberar toxinas e líquidos retidos no organismo.

Tratamentos Anticelulite

Sem dúvida, um dos maiores temores estéticos das mulheres – e que também acometem os homens.

Tratamentos Antiestrias

Assim como os tratamentos anticelulites, os tratamentos antiestrias são muito procurados por mulheres e homens, dadas as diversas situações em que elas ocorrem. É um nicho bastante promissor e você pode se adiantar e conhecer aqui mais sobre como acabar com estrias.

 

Como podemos ver, a informação e a qualificação de qualidade são essenciais para conhecer e manter-se atualizado com as diversas técnicas que um Esteticista pode oferecer.

Sucesso!