5 informações que devem constar em seu Currículo!

Agosto 23, 2018 Uncategorized 0 Comments

São muitas as situações que nos levam de volta para o mercado de trabalho para encontrar novas oportunidades. Mas todas têm em comum uma coisa: o quanto é essencial termos um Currículo de qualidade para aumentar as chances.

E o Currículo, para a maioria das pessoas, é aquele documento que só voltamos a olhar com atenção quando realmente precisamos. Então é hora de debruçar sobre ele, revê-lo completamente – mesmo que a última revisão tenha sido há poucos meses – e torna-lo um verdadeiro cartão de visitas profissional.

Vamos falar de pontos principais e de 5 informações que devem constar em seu Currículo!

Mas antes: desenhe todo o seu currículo!

É um exercício muito produtivo: listar em uma folha todas as seções de um currículo com seus detalhes e assim ter uma dimensão do volume de dados e do que deve ser revisto ou descartado.

Por exemplo, listar todos os cursos e decidir quais são relevantes para o perfil do seu currículo. Lembrar de todas as experiências com sistemas e fazer a filtragem.

1. Objetivo Profissional

Aqui você deve informar a área de interesse e o cargo. Por exemplo: Gerente de Vendas de Veículos. Assim você demonstra um foco  e vai chamar a atenção para o seu histórico, se ele tem habilidades e competências que se alinham com este objetivo.

É importante informar apenas um objetivo. Caso queria colocar mais de um, eles devem ser da mesma área e cargos próximos hierarquicamente. Se forem muito distintos entre si, o recomendável é fazer outro currículo – mas mantendo o mesmo histórico, pois ele pode apresentar competências para os dois objetivos.

Detalhe: o cargo pretendido deve ser o imediatamente superior ao que você trabalhou por último na mesma área.

2. Resumo da Experiência

Aqui você deve falar de sua experiência em quais segmentos de mercado. Por exemplo: cinco anos em cargos de gestão comercial no comércio automobilístico. Desta forma, é possível para o selecionador avaliar a sua vivência nos setores e se os seus conhecimentos neles são interessantes para as rotinas da empregadora.

Podemos usar tantas frases – objetivas – quanto as experiências profissionais relevantes que tiver.

3. Histórico Profissional

Aqui nós relacionamos as experiências relevantes para os objetivos mencionados. Podemos ter muitos anos de trabalho em várias áreas, muitas no começo não são mais as atuais, portanto é preciso listar as que agreguem informação de qualidade para o seu momento atual.

Basicamente a empresa, segmento, o cargo, o período e uma breve lista das atividades principais e que valorizem a experiência, descartando pequenas rotinas como autorizar despesas de vendedores – que está implícita numa experiência de gerente comercial.

O fundamental aqui é:

  • Informar os ganhos que a sua atuação no cargo deu para a empresa – aumento de vendas, criação de uma área ou mudança de procedimentos.
  • Objetividade com qualidade para a seção não ficar muito extensa e prejudique o tamanho do currículo.

4. Conhecimentos Diversos

Esta é uma seção cada vez mais valorizada e onde os selecionadores buscam conhecimentos específicos que tenham afinidade com as atividades da empresa.

  • Sistemas de Gestão: principalmente os integrados (ERP)
  • Ferramentas de Projetos: são um diferencial para cargos de TI e de Gestão.
  • Informática: do básico Office até linguagens e aplicativos.
  • Idiomas: somente os que tiver um nível no mínimo intermediário.

5. Formação Acadêmica

Aqui informamos toda a vivência, incluindo cursos ainda em andamento (e informamos isso).

Para os cursos de extensão e especialização, é recomendado selecionar bem aqueles que vão agregar conteúdo ao currículo.

Você pode ter vários cursos de gastronomia, mas em um currículo para um perfil de TI eles só ocuparão espaço. Se estes cursos são muito relevantes para você, avalie um currículo específico para buscar oportunidades nesta área.

 

Existem outros dados importantes para o seu currículo e também layouts que podem agregar qualidade visual para determinados perfis. Por este motivo, vale a pena baixar esse modelo de curriculum vitae para acertar na qualidade do seu!