5 sugestões de jogos de celular para treinar o raciocínio!

Setembro 20, 2018 Uncategorized 0 Comments

Já vai longe do tempo – felizmente – aquela afirmação de que os games são apenas passatempo para diversão sem conteúdo. Com o passar dos anos, e o aumento da qualidade e da complexidade dos jogos, as pessoas começaram a perceber os benefícios que eles podem dar às suas vidas cotidianas.

Os chamados jogos de raciocínio – memória, quebra-cabeça – podem potencializar uma série de habilidades que mentalmente temos: agilidade nas reações e respostas, raciocínio lógico, entre outras.

Podem desenvolver o intelecto e ajudar muito no dia a dia, onde a habilidade desenvolvida facilita nas muitas decisões e desafios que envolvam estratégia, planejamento e decisões.

Uma simples decisão do melhor horário de chegar em um compromisso, baseado no trânsito, nos riscos e nos obstáculos, surge com mais qualidade quando temos o raciocínio apurado e os games podem treinar nosso cérebro para isso.

E as opções para se divertir com qualidade para a mente são muitas. Vamos falar de 5 sugestões de jogos de celular para treinar o raciocínio.

1 – Tetris

Bem, vamos começar logo pelo clássico. Um jogo simples até para quem não tem experiência com games e completamente democrático – agrada de crianças e idosos.

E já é um adulto no mundo dos jogos: foi criado em 1984 e nunca perdeu o posto de um dos mais populares. Na opção em celular, é possível salvar o jogo e retomar em outro momento. Um grande atrativo para quem conhece a versão desktop são as músicas, ele ficou mais moderno no mobile.

2 – Monument Valley

É um jogo de quebra-cabeças – e qualquer lembrança com os tradicionais se encerra aqui. O Monument Valley é uma deliciosa aventura de perspectivas e dimensões pelo caminho, entorno que devem ser modificados e ilusões de ótica.

E tudo isto sendo questionado o tempo todo sobre o seu domínio do espaço e das perspectivas. A qualidade gráfica do jogo é de alta qualidade.

Ele traz para você alguns exercícios mentais fora da caixa e que noz fazem repensar o domínio sobre o espaço – e melhorar muito nossa habilidade sobre isso.

3 – Jewels Star

Este jogo é uma adaptação do Shariki, jogo desenvolvido em 1994 para DOS. O desafio é formar trios justapostos de pedras da mesma cor e para movimentá-las, você precisa tocar na peça que deseja trocar de posição e, em seguida, no item que deve ocupar aquele lugar.

Jewels Star tem diferentes níveis, evoluindo em dificuldade, e guarda o histórico de pontuação e o melhor desempenho do jogador.

O game está entre os primeiros aplicativos de celular na categoria Raciocínio do Android Market. É um ótimo jogo para exercitar diversas habilidades mentais e motoras.

4 – Brain Yoga Training Game

Quem disse que só movimentos rápidos e atenção em nível máximo contribuem para o raciocínio? Ao contrário dos games agitados, este nos remete ao relaxamento, com músicas e gráficos de influência asiática.

E ainda assim com diversas atividades que estimulam a criatividade e a inteligência. E este gama traz uma forma diferente de estímulo: por exemplo, você escolhe o nível de dificuldade de cada nova etapa e todas são feitas sem limite de tempo.

E outro ponto diferenciado do Brian Yoga é a variedade de desafios: de vocabulário, memória, cálculo, noção espacial, capacidade cognitiva. Você pode jogar, divertir-se e desenvolver seu cérebro sem se estressar – se este último ponto é muito importante para você.

5 – Puzzle Restorer

Este game é uma ótima forma de treinar o raciocínio e a representação espacial e ainda tendo contato com a História da Arte.

Nele você viver um restaurador de obras responsável por reproduzir versões online mobile de obras famosas. Ele é mais instigante do que podemos retratar aqui, e muito recompensador pelo ganho de cultura que pode trazer – conhecendo Arte e tendo curiosidade de estudar sobre ela depois.

 

Ficou interessado em games que desenvolverão ainda mais o seu raciocínio? Então escolha seu jogo preferido no friv e comece a praticar agora mesmo!