5 cursos de manutenção para investir rápido em uma carreira!

Outubro 23, 2018 Negócios Digitais 0 Comments

Todos os dias, milhões de pessoas se questionam a respeito de um futuro profissional:

  • Jovens em idade de começar a atuar no mercado de trabalho
  • Profissionais desempregados e sem perspectivas
  • Profissionais aposentados que querem se manter ativos e

São muitas as dúvidas, mas uma ideia é comum a todos: é preciso qualificar-se para disputar boas posições iniciais de trabalho, reconquistar espaço ou prolongar a vida profissional. E um setor da educação que pode render ótimos frutos é o de cursos de manutenções de equipamentos.

São muitos cursos de duração menor que as graduações, feitos com instituições com autoridade no assunto e o melhor: à distância, possibilitando programar o melhor horário para as aulas e com eventos para aulas práticas.

Vamos falar de 5 cursos de manutenção para investir rápido em uma carreira.

1 – Cursos de manutenção de celulares e smartphones

O mercado de celulares e smartphones continua em expansão – já chegamos a um número de aparelhos maior que o número de habitantes no país. E com isso surge este grande potencial de mercado para os reparos.

Além disto, com os valores cada vez mais altos dos novos modelos, e a situação econômica brasileira, as pessoas buscam mais reparar seus aparelhos do que comprar novos. Outro fator que contribui é a importância dos celulares e smartphones no dia a dia: eles viraram centrais de entretenimento e de negócios, e trocar um aparelho ficou mais complexo, além do risco de perda de dados.

A vantagem destes cursos é que o trabalho pode ser em home office, num espaço reduzido o custo de investimento é baixo.

2 – Cursos de manutenção de ar condicionados

O consumo de aparelhos de ar condicionado, em especial os split e portáteis, cresceu no Brasil nos últimos anos. As novas tecnologias tornaram este item mais acessível às famílias brasileiras, deixando de ser um item de luxo.

Os aparelhos de parede continuam muito populares, e com isto o mercado de manutenção só tende a crescer, pois são equipamentos que precisam de revisões periódicas e de técnicos especializados.

3 – Cursos de manutenção de equipamentos biomédicos

Este é um segmento muito específico, pela variedade de equipamentos – podem ser os de monitoramento, os de exames laboratoriais e de imagem.

É uma demanda que começa a crescer, movida pelo surgimento de mais laboratórios e clínicas de hospitais, principalmente privados. E a oferta ainda é pequena, portanto existe um bom espaço de crescimento.

4 – Cursos de manutenção de equipamentos de informática

Esta é outra área onde a troca constante está freando com o tempo, abrindo espaço para os reparos. E também para um item importante: as atualizações de configuração.

Com a possibilidade de importar componentes e ótimos preços, mais pessoas preferem investir no upgrade de seus computadores e notebooks, especialmente os usuários gamers – um nicho cada vez mais relevante no Brasil.

5 – Cursos de manutenção de geradores de energia

O uso de geradores de energia está se tornando cada dia mais comum e em todas as aplicações e empresas de todos os portes.

Pequenas e médias empresas, e muitos do modelo online, estão investindo em geradores para manter suas operações – muitas de 24 horas por dia – funcionando sem ser impactadas por cortes ou oscilações de energia elétrica, que podem prejudicar os equipamentos e paralisar o negócio, gerando prejuízos.

É um nicho que tem um leque grande de equipamentos, dos portáteis até os grupos de geradores para grandes empresas e projetos. Conheça o grupo gerador diesel uma empresa que tem se destacado no ramo de geradores de energia.

Dicas para os cursos de manutenção

  • Procure informações sobre quais os requisitos acadêmicos estes cursos podem requerer – muitos deles não têm esta exigência.
  • Você pode montar uma estrutura em home office para atender a manutenção de alguns destes itens, ou uma estrutura para atendimento externo.