Quando o ensino médio vai terminando, alguns alunos já sabem o que vão cursar, quais carreiras vão querer seguir, mas ainda tem aqueles que ficam na dúvida ou que não entendem bem o que significa a profissão.
É preciso fazer uma boa escolha, pois isso vai definir o tipo de vida que você terá no futuro. Algumas pessoas também gostam mais de uma área do que outras. Por exemplo, tem aquelas que gostam de mexer com terra, já outros preferem a área de construção.
Decidir agora o que a profissão que você quer para o futuro, vai te ajudar a se concentrar em tudo o que envolve a carreira. Para te ajudar, resolvemos escrever esse artigo. Confira algumas dicas.
Engenharia
O setor de engenharia é muito amplo, e uma das mais valorizadas do país. Além disso, é uma profissão que está em falta no mercado de trabalho, pois a quantidade de profissionais que existem hoje não atende a necessidade do mercado de trabalho.
Você também precisa entender que existem muitos tipos de cursos de engenharia, por isso, é preciso saber sobre o segmento de atuação de cada tipo.
Por exemplo, o engenheiro civil é aquele que trabalha planejando, projetando e executando obras e empreendimentos, com a construção de edifícios e residenciais como, por exemplo, o S Design Botafogo, no Rio de Janeiro.
O engenheiro ambiental protege o meio ambiente com ações e estratégias que diminuem o impacto do homem ao meio ambiente.
Além desses, tem engenheiro agrônomo, químico, eletricista, mecânico e muito mais.
Arquitetura e urbanismo
Outra profissão que está em alta e que promete continuar muito valorizada é a de arquitetura e urbanismo. Com o aumento da população no Brasil e no mundo, é natural que mais construções e formações de bairros residenciais apareçam. Sendo assim, os serviços desse profissional são muito solicitados.
Outro ponto importante é o salário, que gira em torno dos cinco mil reais, dependendo da região em que você atuar.
Medicina
A profissão de médico é a mais valorizada do país. Dentro da área de medicina há muitas oportunidades para todos os gostos. Além disso, é uma das que têm melhor remuneração.
Você pode optar por trabalhar em hospitais e postos de saúde de bairro, em clínicas de reabilitação ou em clínicas particulares. Outro ponto importante é que os médicos já terminam a faculdade com ótimas oportunidades de trabalho. E quem agrega a medicina com o setor de administração, aumenta ainda mais as suas remunerações.
Administração
Trabalhar no setor administrativo é uma ótima opção, pois é uma função que está sempre em alta e muito necessária. É um profissional que tem capacidade de trabalhar em diferentes setores dentro de uma empresa. E quando ocupam cargos de gerência superior, conseguem ter um salário muito melhor.
Por exemplo, um supervisor administrativo tem um salário que gira em torno dos cinco mil reais, dependendo da região em que trabalha.
Marketing
Trabalhar no setor de marketing significa ter muitas possibilidades, pois essa é uma das áreas que mais crescem no Brasil. As empresas estão cada dia mais buscando se comunicar melhor com sua audiência e por isso precisam contratar bons profissionais da área de marketing. Sem falar que a remuneração é muito boa.