A profissão de otorrinolaringologista, ou otorrino, é uma das especialidades médicas que tem um campo bem grande, tratando de uma área bem grande. Seu foco é conseguir acompanhar problemas como infecções e inflamações nas vias áreas, distúrbios da fala, digestivos, audição, dores de cabeça, tosse, tonturas, zumbidos, entre outros.
No Brasil, a profissão começou a surgir no final do século XIX, onde o foco da profissão era basicamente tratar o ouvido, garganta e nariz, trabalhava um pouco com reabilitação auditiva. Com o tempo, a especialidade brigou para conseguir espaços importantes na sua atividade profissional, formando novas carreiras.
Formação e atuação
Para conseguir ser um otorrinolaringologista é preciso começar cursando Medicina, que tem a duração de seis anos. Depois, é preciso passar por uma especialização ou uma pós-graduação na área que for escolhida, com uma residência de 2 anos no mínimo, além de estágio de 3 anos, no mínimo.
É importante que para ser Otorrino Manaus sejam procuradas as instituições de ensino de qualidade, com reconhecimento do curso pelo MEC. Existem diferentes possibilidades de atuação envolvidas com a profissão, necessitando buscar uma especialidade como campo de estudo.
O otorrino pode realizar consultas, tratar alergias, diagnosticar e tratar lesões nas pregas vocais, adenose, amídalas ou também procurar trabalhar com o tratamento das estruturas que são afetadas por tumores. Pode também realizar cirurgias estéticas, funcionais da face, tendo liberdade para trabalhar em rede privada ou pública.
Além de uma formação acadêmica e de especialização, o profissional também precisa trabalhar durante a sua trajetória com muito profissionalismo, dedicação e atualização constante. Participar de congressos, encontros com colegas de classe, pesquisas e interagindo com esses aprendizados.
Mercado de trabalho
Os otorrinos costumam trabalhar em sua maioria em pronto socorro já que alguns desses locais são especializados e trazem muitos profissionais para dentro. Porém, eles também trabalham em consultórios e ambulatórios. Muitos vão trabalhar em hospitais realizando cirurgias, mas de maneira geral, são atendimentos com data marcada e sem urgência.
Outra opção para o otorrino é abrir um consultório próprio. Para esses casos, o médico pode ter uma dificuldade inicial se quiser atender aos diferentes convênios, pois precisa se credenciar para isso. Dependendo da localização, pode ser mais complicado pela saturação de diferentes especialidades.
O mercado de trabalho é bem favorável porque consegue ter diferentes opções de atendimento, sendo o clínico ou cirúrgico. Essa característica da profissão caba atraindo muitos médicos, já que a especialidade consegue fazer essa mescla. Aquela pessoa que gosta mais de operar vai conseguir passar boa parte da carreira operando. Aquele que prefere trabalhar na área clínica, também consegue atuar somente nela.
Assim, o campo da otorrino é um campo que tem uma diversificação bem grande para estudos e também oferece diferentes áreas de atuação, demonstrando uma grande flexibilidade para a profissão. Isso faz com que as pessoas consigam encontrar uma área que se sinta mais a vontade. Os estudos contam com o curso inicial de Medicina com a necessidade de buscar por uma especialização na área.