Você está usando o uniforme ideal para sua empresa?

Novembro 14, 2018 Trabalho 0 Comments

Sabemos da importância que os uniformes têm nas empresas.

Não só pela padronização e melhor reconhecimento das áreas, mas também pelo papel que eles podem desempenhar como instrumentos de comunicação visual com os clientes.

Se bem escolhidos, em sintonia com a identidade visual da empresa, e respeitando o estilo e os valores do negócio, os uniformes são um veículo de propagação da marca através dos colaboradores, no contato com os clientes e também nas ruas.

E o mercado, hoje em dia, tem diversas opções de uniformes, em tecidos, cores e modelagens, saindo dos básicos que não agradavam a ninguém.

Você pode ter uma equipe satisfeita usando uniformes mais modernos e confortáveis.

Mas será que você está usando o uniforme ideal para sua empresa?

1 – A imagem da sua empresa deve estar refletida nos uniformes

Os uniformes carregam a sua marca pelas ruas e também consolidam ela no contato com os clientes, dentro da empresa ou em visitas a eles.

Por este motivo, é essencial que eles transmitam a imagem correta da sua empresa. E a escolha do uniforme deve considerar esta preocupação  em primeiro lugar.

Se a sua empresa, por exemplo, é de tecnologia, certamente os conjuntos sociais ou blazer/saia para as mulheres da sua equipe de desenvolvimento não vão refletir o dinamismo do seu negócio e sim o oposto. Provavelmente um uniforme mais moderno e leve vai funcionar melhor.

Assim como um uniforme de jeans/camiseta não é o mais indicado para uma equipe de recepcionistas de um tradicional escritório de advocacia. Tudo diz respeito ao que precisa ser transmitido através dos uniformes.

As cores também devem ser escolhidas pensando no estilo do negócio, nas cores escolhida para representar a empresa nos demais canais de relacionamento com os clientes.

2 – O ambiente de trabalho influencia na escolha dos uniformes

O bem-estar dos colaboradores é um item de grande importância na escolha dos uniformes. Em primeiro lugar, qual tecido combina com a atividade das pessoas.

Se elas trabalham em um almoxarifado, um balcão de vendas ou na produção, os tecidos devem ser adequados à temperatura de cada ambiente.

A modelagem também é importante; setores diferentes tem dinâmicas de movimentos distintas. Os uniformes devem dar conforto para cada atividade. Então, podemos concluir que sua empresa pode precisar de tipos deiferentes de uniformes, conforme a estrutura dela.

Uma opção interessante é ouvir os colaboradores.

Saber que dicas de uniformes eles têm para dar, que características o uniforme daquela área deve ter. Isto costuma ter resultados muito positivos no resultado final da confecção e na motivação dos funcionários.

3 – Pense individualmente na hora de encomendar os uniformes

Uma preocupação grande na hora de encomendar os uniformes deve ser a atenção com as características físicas dos seus colaboradores.

Certamente não é possível produzir em um tamanho só, mas também não podemos ignorar algumas diferenças que parecem sutis mas que vão surgir no incômodo de algum(a) colaborador(a) com um uniforme apertado, largo ou que não respeito as suas medidas.

Acredite, este momento aparentemente simples reserva as maiores frustrações e impacta na motivação dos colaboradores.

4 – Compartilhe as boas práticas de conservação

Por melhor que seja o uniforme, não vai resistir muito tempo à má conservação.

Procure listar todos os cuidados necessários para que as peças estejam sempre em ótimo estado, com brilho nos tecidos e sem falhas de costura ou deformados, e publicar como uma política interna, para que todos observem e saibam da importância de estarem bem vestidos, para eles e para a empresa.

5 – Não economize e renove os uniformes anualmente

Dependendo da área, pode ter um desgaste natural maior, então é preciso definir uma quantidade por pessoa que garanta o uso do uniforme por um período sem prejuízo da qualidade dele.

Você pode renovar anualmente e assim garantir que eles estarão sempre em boas condições e também a possibilidade de mudar o layout deles.

 

Se você deseja trocar os uniformes da sua empresa, ou adquirir novos, basta acessar Jaleco e conhecer a variedade de estilos e ter ótimas dicas de uniformes.