O que estudar para ser oftalmologista?

O que estudar para ser oftalmologista?

A oftalmologia é uma especialidade que vai investigar, estudar, diagnosticar e tratar as doenças relacionadas com os olhos, com a estrutura e a visão, como: catarata, tumores oculares, astigmatismo, degeneração macular, ambliopia, toxoplasmose, entre outros. O oftalmologista Manaus também vai identificar e corrigir os problemas de refração que podem ser apresentados nos olhos.

Uma das especialidades que apresenta muitos pacientes é a oftalmologia e sendo bem importante, precisa de alguns anos de estudos e bastante dedicação. O mercado de trabalho é bem promissor, garantindo possibilidade de ganhos muito bons e chances de conseguir uma boa carreira.

O que faz um médico oftalmologista?

O médico oftalmologista é designado para prescrever um tratamento médico para tratar as doenças oculares, corrigir os problemas de visão e também realizar as cirurgias nos segmentos hospitalar e clínico, seja para rede privada ou pública.

Dependendo da formação escolhida, ele pode também desenvolver o trabalho com oftalmo-pediatria, doenças das vias lacrimais e orbitárias, cirurgia refrativa, plástica ocular, oftalmo-acunputura ou também se dedicar para a área acadêmica e pesquisas.

É bem importante que o oftalmologista converse com o paciente, alertando para a prevenção e detecção precoce de algumas doenças oculares ou até mesmo do organismo. Elas podem ser tratadas para conseguir garantir menores ou também nenhum prejuízo para o futuro.

O oftalmológico mais atento também vai conseguir ajudar o paciente em relação ao tratamento de outras doenças, quando necessário, como é o caso de problemas que estão relacionados a hipertensão, conseguindo indicar a procura de um clínico geral ou endocrinologista.

Formação profissional

Para poder se tornar um oftalmologista é necessário ter curso superior em Medicina, que conta com uma duração de seis anos. Depois é necessário realizar uma pós-graduação e uma residência médica de dois anos em oftalmologia sendo escolhida a área em uma instituição de saúde. Também pode ser realizado um estágio em uma instituição renomada com duração de 3 anos. Os cursos precisam ser reconhecidos pelo MEC.

Uma dica bem importante para os profissionais dessa área é que devem ter bastante metodologia, sensibilidade, autocontrole, disponibilidade para estudar bastante, capacidade de observar e organizar, facilidade de se relacionar e também participar de diversos congressos, palestras, workshops para continuar se atualizando em relação as novas técnicas e métodos de tratamentos, conseguindo se destacar no mercado de trabalho.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os profissionais de oftalmologia é bem promissor, contando com hospitais, cursos, clínicas que apresentam materiais bem mais avançados que deixam o diagnóstico mais simples e precisos de serem feitos. Além disso, há uma demanda bem grande de atendimento, visto que a visão é um dos sentimentos humanos mais importantes e que demanda atenção e cuidado.

Em relação ao salário, há uma média de R$ 3266, mas que podem ser encontrados outros valores dependendo da especialidade e da maneira com que vai trabalhar. O oftalmo pode trabalhar em uma clínica particular ou pública, através de hospitais e outros. Além disso, pode se especializar para fazer exames mais precisos e específicos.

Post Comment