Dirigir atualmente tem sido muito mais do que uma realização pessoal, e sim, uma maneira de conquistar a sua independência. Quem adora interagir e estar ao volante, pode transformar o transporte em uma profissão. Com diversas locadoras oferecendo o aluguel de van, pode ser uma alternativa excelente para ganhar dinheiro.
Para dirigir os veículos que são de transporte coletivo de passageiros, é importante que o motorista tenha uma habilitação na categoria D. Os requisitos não são apenas esses, pois quem quer trabalhar profissionalmente como motorista, precisa da realização de diversos cursos teóricos na área que deseja atuar.
Tirando carteira Categoria D
As primeiras exigências para ter uma carteira categoria D é ter 21 anos, com uma habilitação que esteja na categoria B por dois anos ou na categoria C por um ano. Também não pode ter cometido nenhum tipo de infração grave ou gravíssima, além de não ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.
Com esses pré-requisitos cumpridos, o candidato vai passar por um exame médico. Ele vai avaliar os requisitos que são diferentes da categoria B, como acuidade visual e força, pois a pessoa não pode, por exemplo, ter a visão monocular.
Depois de passar por 20 horas de aulas práticas, pelo menos, vai ser realizada uma prova que vai contar com duas etapas. Começa com exercício de baliza e depois percurso em via pública. Já que a pessoa já tem a habilitação na categoria B, não vai ser necessário realizar uma nova prova teórica. Depois de aprovado, o motorista já conta com categoria C na sua CNH.
Cursos específicos para motoristas de passageiros
Agora para atuar profissionalmente como motorista, há outras exigências que vão além. Ele precisa realizar uma avaliação psicológica e também pode ser necessário passar por um curso teórico. Depois que mostrou que tem habilidade para conduzir, o motorista tem um curso voltado para o seu desempenho na atividade profissional.
Dependendo da área de interesse, ele pode procurar por cursos para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros ou também para veículos de transporte escolar. Os cursos têm uma duração de 50 horas, na média, sendo dividido em quatro módulos. Assim o motorista aprende sobre primeiros socorros, direção defensiva, relacionamento interpessoal, legislação de trânsito. No final de cada módulo, conta com uma prova teórica que precisa de aprovação no mínimo de 70%.
As informações sobre os cursos que forem realizados e a categoria da habilitação precisam ser registrados na CH. A cada cinco anos, há a obrigação de refazer os cursos. Caso esteja pensamento em virar motorista profissional de veículos de passageiros, é importante passar por todas essas etapas para garantir o seu lugar.
O transporte de vans tem sido uma modalidade bastante usada nas grandes cidades, seja para o transporte escolar, universitário ou para viagens e excursões. Com uma demanda bem grande para quem tem um bom espírito empreendedor, investir nessas especializações pode gerar uma boa renda extra ou ainda ser a principal fonte de renda.