Se você está abrindo um negócio online, vai precisar aplicar algumas estratégias de marketing para ter sucesso. Além disso, adotar o modelo de pagamento recorrente para seu negócio, vai ajudar a torná-lo mais próspero.
Hoje em dia, a grande maioria das empresas online usam esse modelo de pagamento, uma vez que há muitas vantagens tanto para o cliente quanto para a empresa. Você sabe o que é pagamento recorrente? Ficou interessado em saber mais sobre isso? Então continue a leitura deste artigo e descubra!
O que é pagamento recorrente?
Para quem não sabe, o pagamento recorrente é um tipo de cobrança recorrente realizada por causa de um determinado produto ou serviço que pode ser cobrado todos os meses durante um período estipulado por contrato.
Isso significa que o cliente que contratou o serviço não vai precisar ficar preocupado em lembrar a data de vencimento para poder realizar o pagamento, uma vez que a cobrança vai ocorrer de forma automática no cartão de crédito, débito ou boleto bancário.
Existe diferença entre pagamento e cobrança recorrente?
Não há diferença, já que estamos falando da mesma metodologia. Cobrança recorrente e pagamento recorrente são as mesmas coisas.
Que tipo de serviço pode ser obtido com pagamento recorrente?
Existem muitos tipos de serviços que podem ser obtidos com pagamento recorrente. Por exemplo, um plano telefônico. Ao contratar um plano, o cliente vai receber todos os meses na fatura do seu cartão de crédito o débito de um determinado valor, por um período estipulado em contrato.
Da mesma forma ocorre com outras empresas como a Netflix, Spotify, assinaturas de revistas e muitos outros. Hoje em dia é possível usar a cobrança recorrente em muitos serviços.
Por que esta modalidade é fundamental para uma empresa?
Uma empresa que trabalha entregando produtos e serviços recorrentes para seus clientes precisa adotar essa forma de pagamento, pois isso pode ser muito vantajoso para a empresa.
Os clientes hoje em dia estão em busca de empresas que possam solucionar os problemas delas, mas isso precisa vir acompanhado de conforto e comodidade. Ninguém está mais interessado em ter que lembrar da data do vencimento para não perder o produto ou serviço.
Sendo assim, esse tipo de pagamento só contribui para o sucesso da empresa.
Vantagens do pagamento recorrente
Quando uma empresa adota essa forma de pagamento, ela pode se beneficiar de suas muitas vantagens. A primeira é a redução de inadimplentes.
O pagamento recorrente evita que sua empresa tenha problemas com clientes inadimplentes, além disso, é uma excelente forma de fidelizar um cliente na sua empresa. A garantia de faturamento é outra vantagem.
Além desses, também tem a automatização dos processos de cobrança que deixa a logística de um negócio muito mais eficiente, a redução com os custos na mão-de-obra e muito mais.
Como funciona o pagamento recorrente?
O pagamento recorrente pode ser pago de duas formas: pelo cartão ou pelo boleto. Este último quase não é usado hoje em dia.
O débito da parcela pelo produto ou serviço é creditado todos os meses no cartão de crédito ou débito, sem comprometer o limite.