Igrejas fornecem meios para pessoas de todas as idades crescerem na fé por meio do aprendizado.
Essas dicas podem ajudar sua congregação a construir um forte programa de educação cristã para adultos.
Crie uma cultura que apoie o estudo de adultos
Comunique que o aprendizado é intrínseco ao desenvolvimento da fé. Levante o estudo contínuo, incluindo a educação de adultos, como uma função essencial de qualquer comunidade cristã.
Reforce a expectativa de participação nos estudos do púlpito e com novos membros.
Faça do estudo de livros cristãos uma parte de outras atividades da igreja, como reuniões de comitês e atividades missionárias.
Use as Escrituras de forma significativa na adoração. Não presuma que seus adoradores conheçam o contexto das passagens lidas. Use os sermões como uma oportunidade para ensinar a Bíblia.
Oferece uma variedade de formatos, programações e abordagens
Experimente uma variedade de horários – aulas de domingo de manhã, grupos durante a semana, retiros, eventos de um dia e aulas no café da manhã ou no meio-dia – dependendo do estilo de vida em sua congregação.
Considere agendar algumas aulas ou pequenos grupos em casas ou outros locais da comunidade. A educação cristã não acontece apenas em prédios de igrejas.
Inicie novos estudos e grupos com frequência. Apesar de suas melhores intenções, os grupos contínuos tendem a se tornar clichês. É muito mais provável que os recém-chegados se sintam confortáveis em participar de algo novo.
Tenha como meta um programa de estudo da Bíblia que exponha os membros da igreja a todo o testemunho bíblico ao longo do tempo.
Reconhecer diferentes estilos de aprendizagem entre indivíduos e grupos de idade. Os idosos tendem a se sentir mais confortáveis com as estruturas tradicionais de sala de aula.
Os mais velhos tendem a questionar a autoridade e gostam de discussões. Os mais jovens estão mais acostumados com a mídia e a tecnologia e preferem um estilo informal e acelerado.
Faça uso de uma variedade de abordagens diferentes, incluindo estudos baseados em lecionários, estudos tópicos, estudos de personagens, etc.
Incorpore diferentes estratégias de aprendizagem, como dramatização, dramatização, meditação guiada e até memorização.
As igrejas muito pequenas para um grande número de grupos podem variar sua abordagem, alternando diferentes estudos e currículos com os grupos.
Não ensine “sobre” a Bíblia de uma forma que não permita que as pessoas encontrem os textos por si mesmas. Incentive a leitura individual ou torne isso parte do tempo do grupo juntos.
Incentive a aprendizagem ativa baseada em discussões. Divida em pequenos grupos de conversação com frequência.
Permita a diversidade de perspectivas.
Incentive o uso de uma variedade de traduções bíblicas diferentes. Os menos experientes no estudo da Bíblia podem achar útil ler uma paráfrase, como A Bíblia das Boas Novas ou A Mensagem.
Lembre-se de que o objetivo é a formação, não a informação.
Cada aula deve ser deliberada em ajudar os membros a aceitar a graça de Deus, crescer na fé, aprofundar seu relacionamento com a comunidade cristã e responder ao chamado de Cristo ao discipulado.