Este ano foi um ano revolucionário em termos de digitalização da indústria de construção indiana. Houve um impulso para a tão esperada e necessária adoção de tecnologia de software de ponta para projetos imobiliários, industriais e de infraestrutura.
Hoje, todas as empresas de construção estão convencidas de que a tecnologia está destinada a impactar a indústria da construção como nunca antes.
De colaboração baseada em nuvem a robôs e inteligência artificial – uma incrível variedade de desenvolvimentos estão ajudando ou prontos para ajudar e melhorar a maneira como o desenvolvimento de edifícios e infraestrutura acontece na Índia.
Conheça também uma Curadoria de conteúdo sobre o futuro das organizações. Abaixo estão as principais tendências de tecnologia de construção a serem observadas.
Uso de inteligência artificial (IA) na construção:
De acordo com um relatório da Mckinsey, a IA e o aprendizado de máquina (ML) terão um papel abrangente a desempenhar na forma como a indústria da construção opera.
Building Information Modeling (BIM) já é uma tecnologia avançada de modelagem 3D usada na construção em toda a Índia e globalmente.
AI deve permitir a geração rápida de alternativas de projeto de construção perfeitamente viáveis, explorar perfeitamente as opções relevantes em um projeto de construção, e esses modelos gerados por AI devem reduzir drasticamente os ciclos de tomada de decisão.
Além disso, a IA pode ser usada na mitigação de risco, planejamento de projeto e como suporte na construção fora do local.
Durante a fase de pós-construção, a IA pode ser usada para monitorar problemas potenciais e, portanto, oferecer soluções para evitar que eles ocorram.
A colaboração baseada na nuvem decola:
A comunicação eficaz é um pré-requisito para a execução bem-sucedida de qualquer projeto, mais ainda para projetos imobiliários complexos que envolvem grande número de pessoas no ecossistema do projeto.
A grande maioria dos projetos de construção é altamente fragmentada com diferentes equipes trabalhando em silos, geralmente com pouca ou nenhuma sincronização, e a solução de colaboração baseada em nuvem resolve essa lacuna facilmente.
Os locais de trabalho conectados usam tecnologia de nuvem para disponibilizar informações sobre quase todos os aspectos da operação de construção para todas as partes relevantes, independentemente de essas partes estarem no local ou em outro lugar.
Isso permite que desenvolvedores, engenheiros e contratados integrem e gerenciem seus processos existentes por meio de uma única plataforma baseada em nuvem, sempre conectada.
Com as colaborações baseadas na nuvem, espera-se que 2019-20 surja como o ano em que a colaboração em tempo real decolar em grande escala na indústria da construção.
Mude para modelos verdadeiramente construtíveis:
A adoção da modelagem 3D e do BIM na construção é um impulsionador chave da digitalização, movendo-a dos desenhos em papel para o domínio virtual.
Muitos milhares de profissionais de construção usam o BIM regularmente, com muitos mais sendo adicionados a este grupo a cada mês.
Os profissionais perceberam que os desenhos em papel, mesmo em um modelo BIM, nem sempre são precisos ou confiáveis o suficiente para a construção real.
A única solução é tornar esses modelos digitais verdadeiramente construtíveis; que é exatamente o que o BIM construtível, a próxima geração do BIM, oferece.