O blog é o seu canal de relacionamento com potenciais clientes
Uma estratégia de visibilidade digital de um produto ou serviço inclui basicamente um site, um blog e as redes sociais que tenham relevância para o segmento.
O site é o canal comercial na essência, é nele que o cliente terá toda a credibilidade prática para pedir um orçamento, fazer um pedido e comprar. Ali estão as informações que demonstram a solidez do seu negócio.
Mas quem pode direcionar o público potencialmente consumidor para o seu site? O seu blog. É nele que você constrói o relacionamento com a profundidade e engajamento necessários para gerar autoridade, confiança e vendas.
E antes disso tudo, ele precisa ser visto. Simples? Não é.
Qual a receita para seu blog tem alta visibilidade?
Tanto um blog associado a uma marca quanto um blog pessoal para vender serviços precisam investir em estratégias para serem vistos em meio a tanto conteúdo de boa qualidade – e concorrentes.
Os blogueiros mais vistos têm receitas infalíveis para isso. Vamos conhecer um pouco dessas estratégias.
01 – Ao criar uma programação de conteúdo, cumpra
Seus conteúdos são atraentes e estão conquistando uma audiência. Então as pessoas esperam que você publique mais.
Não há receita de sucesso em publicar esporadicamente, pois a regularidade e a qualidade vão engajar pessoas ao seu blog e aumentar as suas chances de converte-las em clientes e vendas.
Pode ser semanal, quinzenal ou mensal (e as quantidades variam), mas cumpra. Isso transmite credibilidade e compromisso com o público que você cativou.
02 – Escreva para o seu público
Parece óbvio? Na prática está longe de ser.
Muitas pessoas e empresas ainda produzem conteúdo e informações com uma linguagem mais pra dentro das suas organizações do que para os leitores. Excesso de termos técnicos, uma linguagem muito formal ou informal.
Tudo gira em torno do público 1) que você quer atrair e 2) o que você quer ter para fazer negócios. Os dois públicos são as mesmas pessoas, certo? O segundo tem que se identificar com os seus propósitos. Para isso ele precisa entender quais são enquanto for o primeiro público.
03 – Os comentários podem ajudar bastante, mas com qualidade
Os comentários relevante sempre trazem algo novo ao seu blog e podem ajudar você a redirecionar seu conteúdo, sua escrita e suas estratégias de captação.
Encoraje bastante a participação, mas é importante evitar os spam. Use o plugin Nofollow Free para filtrar os comentários com qualidade para o seu blog.
04 – Faça o networking online
Da mesma forma que comentários em suas postagens são importantes, interagir com outros blogs relacionados ao mesmo assunto e comentar artigos também é uma forma de criar uma rede de relacionamentos com uma troca importante de experiências.
Isso também incentiva os demais bloggers a frequentar sua página e comentar, o que dá mais credibilidade aos seus artigos.
05 – Usar ao máximo as técnicas de SEO
Seu blog está em uma corrida com milhões de outras páginas e é importante ter uma ótima visibilidade orgânica (sem anúncios).
Para isso, a otimização de sites é fundamental e também se aplica a blogs – recursos para otimizar artigos, linkbuilding, uso correto dos termos-chave e outros recursos que vão aumentar o tráfego e consequentemente aumentar a reputação e a autoridade do seu blog.
06 – Invista em conteúdo de vídeo
Redes essencialmente visuais como o Youtube e o Instagram têm tido um crescimento grande de movimento, pois as pessoas estão buscando conteúdos visuais.
Eles são mais rápidos e diretos, as pessoas podem pausar sem perder o ponto onde estavam, o que não acontece com os textos. Não quer dizer que você publicar suas ideias em vídeos apenas – eles são ótimos para determinados temas, para tutoriais ou para mostrar eventos, entrevistas, situações onde a dinâmica visual funciona melhor.
E continue investindo em conteúdos textuais também, e muito, principalmente se são atraentes e possuem tráfego.
07 – Tenha uma identidade visual que fale por você e para a audiência
A identidade visual do seu blog – a logomarca, as imagens, a dinâmica de apresentação, fonte, cores e outros itens – é algo sempre em construção.
E por que? Porque você imagina uma persona quando está criando, mas precisará adaptar à medida que perceber o real perfil do seu público – a idade, o gênero, a classe social, os interesses. E assim vai criando uma dinâmica que aproxima seu conteúdo do público.