O mercado de produtos odontológicos pode ser um dos mais promissores do mercado caso seja explorado da forma certa e sejam vendidos os equipamentos certos.
Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o ramo de equipamentos odontológicos.
Tipos de equipamentos odontológicos para revender
Um dos pontos mais importantes antes de começar a vender equipamentos odontológicos, é se informar quais estão disponíveis no mercado para, assim, poder segmentar as vendas e descobrir seu público-alvo.
É importante que você tenha em mente que é necessário saber se o público é representado por clínicas odontológicas, distribuidores e outros estabelecimentos para saber ao certo o que adquirir.
Caso você escolha vender equipamentos para clínicas, a broca odonto, Refletores, Fotopolimerizador e Kit de alta e baixa rotação são ótimas opções para serem vendidas, porém, requerem um investimento maior, pois são produtos mais caros.
No entanto, também existem os produtos odontológicos premium, onde estão as escovas de dente de maior qualidade, cremes dentais, acessórios de ortodontia e implante dentário.
Mas um fato sobre os produtos Premium, é que a maioria deles não é produzida no Brasil, o que significa aumentar os gastos com importação.
Negócios para o ramo de equipamentos odontológicos
Uma grande vantagem para quem deseja vender equipamentos odontológicos, é poder trabalhar representando produtos ou com distribuição ou varejo.
A distribuição de insumos é uma ótima oportunidade para esse ramo, pois consiste em estabelecer um canal de vendas entre os fabricantes e as lojas que visam representar esses equipamentos.
Já os representantes de vendas ou as distribuidoras, têm a possibilidade de venderem seus produtos para grandes clínicas e hospitais ou, então, revenderem para franquias ou farmácias.
Além disso, outra excelente oportunidade de vendas para equipamentos odontológicos, é a aquisição desse material por órgãos públicos. Pois, dessa forma, a empresa poderá participar de licitações inscrevendo sua empresa.
No entanto, apesar das ótimas oportunidades no mercado, é preciso ficar atento a algumas limitações. Grandes redes de franquias de consultórios dentários podem ser uma ameaça, por exemplo, por preferirem comprar diretamente do produtor.
O achatamento de preços pode dificultar a bater a meta de lucros, pois as empresas baixam o preço dos equipamentos para aumentar a competição.
Sendo assim, é de extrema importância que o empresário crie um planejamento sólido antes de iniciar o negócio e pesquise as possibilidades reais no mercado, pois será preciso aprender a lidar com a concorrência, fidelizar e aumentar a carteira de clientes.
Como vender para consultórios dentários
Uma das melhores estratégias para lucrar vendendo equipamentos, é conseguir vender para consultórios dentários.
É importante saber que as clínicas de odontologia estão sempre em busca de soluções para os seus problemas, ou seja, eles buscam por produtos inovadores que resolvam suas demandas.
Dessa forma, é fundamental buscar, constantemente, informações sobre os produtos oferecidos pelo mercado que estão gerando bons resultados para os consultórios para vendê-los.
Além disso, não basta apenas vender os produtos que os consultórios estão precisando, é preciso saber oferecer atendimento de qualidade, com cuidado e organização.
Ademais, é preciso estar atento também às tendências do mercado para quando os clientes lhe perguntarem sobre sua empresa estar pronta para providenciá-las.