Embora às vezes estressante, estudar pode ser uma ótima experiência. Se está buscando onde fazer cursos para horas complementares, é cada vez mais importante se organizar para estudar.
Quando se trata de estudar, cada um tem seu estilo de aprendizagem individual e o que funciona melhor para eles é tão único quanto eles. No entanto, existem algumas dicas que muitos alunos obtêm sucesso, mantendo a motivação e entusiasmo ao longo de seus estudos.
Dica 1: use a repetição espaçada
Apoiada pela ciência e comprovadamente bem-sucedida, a repetição espaçada é uma técnica comum entre muitos alunos.
A repetição espaçada envolve espaçar conceitos e fatos estudados em intervalos mais longos para evitar esquecê-los e minimizar o tempo dedicado a lembrá-los. Aqui estão algumas dicas que ajudam a implementar a repetição espaçada:
Aprenda o conceito ou entenda bem o contexto do fato antes de transformá-lo em uma forma de repetição espaçada (geralmente flashcards).
É uma perda de tempo memorizar algo que você não entende inteiramente ou não consegue relacionar a nada. Também exigirá mais esforço.
Escolha apenas as coisas mais importantes e de alto rendimento para lembrar com repetição espaçada. Tentar lembrar muitas coisas só nos levará a perder nossos comentários e esquecer tudo.
Dica 2: revise o conteúdo em até 48 horas após aprendê-lo
Infelizmente, nosso cérebro se lembrará de apenas cerca de 5% de algo que aprendemos anteriormente, se não tentarmos entender e revisar isso dentro de dois dias após sermos expostos a ele.
Sem revisitar o conteúdo, o cérebro comum é incapaz de armazenar essas novas informações de forma adequada. Melhor ainda, tente consolidar os conceitos dentro de 24 horas após aprendê-los, mas não mais do que 48 horas para retenção máxima.
Dica 3: seja minucioso desde o início
Quando se trata de aprendizagem, existem fatos e conceitos.
Os conceitos são como as coisas funcionam. Geralmente, podemos nos lembrar de um conceito por muito tempo se o aprendermos bem da primeira vez e realmente o compreendermos.
Os fatos são informações isoladas. Eles são mais difíceis de aprender e dependem mais da repetição espaçada. Eles são facilmente perdidos se não forem usados regularmente.
Essa dica é especialmente importante para conceitos. Leva tempo para aprender com eficácia, mas não economize. Se um conceito é estudado exaustivamente na primeira vez e revisado, é muito mais rápido do que colocar pela metade o esforço em vários períodos de estudo.
Os conceitos também tornam os fatos mais fáceis de entender. Muitos conceitos podem atuar como contexto para ajudar a vincular fatos vagamente relacionados, permitindo que você se lembre melhor desses fatos.
Dica 4: mantenha o processo de aprendizagem o mais ativo possível
Às vezes, é fácil se deixar levar assistindo vídeos ou lendo um livro sem pensar. Embora esta abordagem resulte em pouca retenção do material. Tente se engajar no aprendizado tanto quanto possível para reforçar e consolidar o material. Isso pode incluir:
- Pré-leitura e perguntas do texto
- Resumindo as ideias principais com o mínimo de palavras possível
- Usando mapas mentais para vincular conceitos-chave
- Descobrir como o material pode se conectar à prática clínica
- Testando-se no material
- Responder a perguntas para combinar a resolução de problemas com a memória